Clínica Odontológica em Brasília DF

(61) 3345-8316 | (61) 98164-2426

Harmonização Facial na Odontologia

Harmonização Facial na Odontologia
26 de novembro de 2017

O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo, e as pessoas têm valorizado muito mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços perfeitos.
O belo nem sempre é simétrico, mas deve ser harmônico, ou seja, proporcional.

A face pode talvez não ser naturalmente bela, mas, com a tecnologia disponível hoje, todos os traços podem ser harmonizados com um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente.

A grande vantagem destes tratamentos estéticos atuais está na rapidez em relação à recuperação.

A mudança pode começar a partir da construção de um novo sorriso. É impressionante como ele pode ter um papel transformador na vida de uma pessoa.

Por causa de todas estas questões que vão muito além da aparência, mas que trabalham com a autoestima, a estética do sorriso, e da face, vem sendo estudada de forma bem ampla pela Odontologia, indo além de procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos e avançando para pequenos retoques na face com procedimentos minimamente invasivos, utilizando preenchedores como ácido hialurônico e aplicações da toxina botulínica.

O ácido hialurônico é uma substância encontrada no próprio organismo que atua preenchendo o espaço entre as células, para que fiquem bem hidratadas. Já a toxina botulínica (Botox) irá agir em determinados músculos, fazendo com que eles fiquem bem relaxados, equilibrando, consequentemente, toda a face. Os efeitos desses procedimentos duram em média de 4 a 6 meses.

A transformação do sorriso caminha junto com a harmonização das linhas faciais, um colabora com o outro no sentido de mudar realmente a vida de uma pessoa. Sentir-se bem interfere em fatos cotidianos que nem imaginamos, como tirar uma foto. Quantas pessoas já ficaram com vergonha de sorrir, seja por causa de algum detalhe no dente, seja porque estão com uma ruga em um determinado lugar; enfim, são muitos os motivos para darmos cada vez mais abertura aos novos procedimentos, principalmente os menos invasivos, para chegarmos bem na maturidade, sem vergonha nenhuma de posar para uma foto.

Esse conceito de planejamento de harmonização tem ganho muita força nos últimos anos devido ao crescimento das mídias sociais, como o Instagram e o Facebook, onde o nível de exigência estética aumentou muito, tanto por parte dos pacientes como por parte dos cirurgiões- dentistas no sentido de deixar as pessoas com o rosto mais harmônico, e a ciência tem correspondido a esta nova expectativa trazendo novos produtos, novos recursos e novos procedimentos.


Este novo conceito de tratamento visa integrar esteticamente e funcionalmente:

  • os dentes
  • a gengiva
  • os lábios
  • as expressões faciais
  • as funções musculares faciais
  • as marcas de expressão

Os procedimentos que integram a harmonização facial são:

Toxina Botulínica- Botox

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico.
Ela tem sua ação mais ampla e é bem divulgada na dermatologia estética, mas após pesquisas científicas e estudos de caso, foram avaliados os grandes benefícios do botox utilizado na Odontologia.


Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma importante substância utilizada na harmonização facial, tanto para o preenchimento labial como para a correção de marcas de expressão que a toxina botulínica não consegue corrigir, como o Bigode Chinês ou o Código de Barras Labial; e também o preenchimento da maçã do rosto, lateral da mandíbula e até levantar a pontinha do nariz!


Bichectomia

A Bichectomia é um procedimento que tem por objetivo a redução do volume das bochechas a partir da remoção de uma gordura chamada Gordura de Bichat, sendo que a remoção dessa gordura gera um beneficio funcional para aquelas pessoas que costumam morder muito as bochechas e um benefício estético para aquelas pessoas que tem o rosto mais gordinho.


Lente de Contato Dental

A Lente de Contato Dental é uma lâmina cerâmica super fina e muito resistente desenvolvida com altíssima tecnologia, usada como um recurso da odontologia estética e na harmonização facial, corrigindo falhas, defeitos estruturais e alterações irreversíveis de cor no esmalte e na superfície dental.


Clareamento Dental

O clareamento dental pode ser feito para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicas contra-indicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.

Botox na Estética Facial e no Tratamento do Bruxismo

Aprovada para uso estético em 2002 pela FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, a toxina botulínica, também conhecida por Botox (que é a marca comercial americana da toxina botulínica) vem revolucionando os tratamentos estéticos faciais.

De origem biológica, o Botox é obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum, que atua bloqueando a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, interferindo assim na capacidade de contração muscular, ou seja, permitindo que com o uso do Botox, seletivamente, possamos diminuir a contração de alguns músculos que possam estar interferindo nas funções habituais de fala e mastigação, bem como na estética do sorriso.

botox estetica facial

O dentista com treinamento específico na aplicação do Botox e possuidor do conhecimento das estruturas anatômicas funcionais da cabeça e do pescoço, passa a agregar este importante recurso da estética ao seu arsenal terapêutico, como complementação aos procedimentos estéticos realizados nas reabilitações orais, na ortodontia e no implante, atuando na correção da linha do sorriso, na exposição gengival acentuada, bem como nas disfunções da ATM (articulação temporomandibular).
A aplicação do Botox é um procedimento seguro e eficaz, quando realizada com critério, uma vez que, a literatura científica relata alguns casos de contra-indicação, como reações alérgicas, dor e edema no local da aplicação, náusea, dor de cabeça, entre outros. Daí a importância de um diagnóstico e planejamento criteriosos.

O uso do Ácido Hialurônico na Estética Facial

O ácido hialurônico é uma importante substância utilizada na harmonização facial, tanto para o preenchimento labial como para a correção de marcas de expressão, como o Bigode Chinês, correções de irregularidades faciais funcionais e musculares causadas pela ausência prolongada de dentes, pelo AVC (acidente vascular cerebral) e também por funções alteradas durante a fala e a mastigação irregular.

Posted in Especialidades