Clínica Odontológica em Brasília DF

(61) 3345-8316 | (61) 98164-2426

Cirurgia Estética Periodontal

Cirurgia Estética Periodontal
9 de outubro de 2015

Uma opção atual é a cirurgia plástica periodontal, procedimento que visa corrigir defeitos gengivais, que acarretam em algum tipo de comprometimento estético. A cirurgia plástica é uma opção para aqueles que não estão satisfeitos com o sorriso e, também, com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia da boca.

Um dos defeitos que mais incomodam os pacientes é a retração gengival, que é quando há o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente e podendo abalar a estabilidade dentária. A gengiva protege o osso adjacente a ela e é a estrutura bucal que mantém o dente firme à boca. A falta de gengiva pode, também, acarretar na perda do dente.

Muitos pacientes recorrem à cirurgia devido à desarmonia gengival, não só pela falta de gengiva, mas, também, pelo excesso dela. O sorriso é uma das expressões faciais mais importantes do rosto. Normalmente, pacientes insatisfeitos com o sorriso apresentam grande desconforto, baixa autoestima, insegurança, vergonha ao sorrir e, até mesmo, dificuldade no convívio social.

A indicação principal para as cirurgias periodontais se dá quando há deformação na harmonia do sorriso do paciente ou quando as recessões são muito acentuadas, colocando em risco a permanência do dente. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, fundamentado na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival. Temos o auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente do paciente.

A estética gengival influi no sorriso, por meio de sua relação com os dentes, cor e espessura das gengivas. Com a cirurgia, é possível corrigir as deformações gengivais, removendo excessos ou reconstruindo áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxerto. Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, a falta ou o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso, de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado.

A cirurgia periodontal é considerada simples. Feita com anestesia local, pode ser realizada no próprio consultório do dentista. Após o procedimento, é preciso utilizar alguns medicamentos, como: antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos.

As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com pouco desconforto ao paciente. Normalmente, o paciente já pode trabalhar no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos.

É importante reforçar que a saúde bucal deve ser prioritária. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados, antes de qualquer cirurgia estética.

Deixe sua Saúde Bucal com quem Entende!
Venha nos fazer uma visita! Será um prazer receber você aqui.
.
Posted in Especialidades